Terapia Manual 

  A Terapia Manual é o principal recurso da Fisioterapia, se trata de uma especialidade para a reabilitação de pacientes não apenas com problemas ortopédicos, mas também reumatológicos, neurológicos, posturais e reabilitação pós-operatória. O termo terapia manual pode referi-se à diferentes métodos de tratamento na fisioterapia: mobilização e manipulação articulares, mobilização de tecido neural e massagem do tecido conectivo (músculos e fáscias).

​  Pois quando o paciente possui uma lesão, dor ou desconforto as articulações podem assumir uma posição ligeiramente anormais, muitas vezes invisíveis em exames, e estas pequenas falhas posicionais levariam a restrições de movimento resultando em dor. Mobilizações e Manipulações articulares são exercícios passivos acessórios de amplitude de movimento (ADM) executados por terapeutas nas articulações visando principalmente restaurar a mobilidade articular diminuindo as tensões musculares, inibindo os espasmos, e resultando no alivio da dor. 



  Já a Liberação Miofascial é uma técnica que consiste em liberar aderências da fáscia muscular, que é o tecido que recobre e protege toda nossa musculatura e se encontra abaixo da pele. Esse tecido  pode ser afetado por sobrecarga neuromuscuclar, posturas erradas e tensões emocionais.



  A Mobilização Neural é uma técnica que tem sido bastante estudada atualmente e diversos pesquisadores têm divulgado dados clínicos e científicos sobre sua eficácia. Visa, liberar aderências que impeçam o movimento e o deslizamento adequados dos nervos espinais em todo seu trajeto, podendo ser fonte de dores locais e referidas, e são extremamente comuns em pacientes ortopédicos.

 

Em outras palavras, o objetivo mecânico principal da terapia manual é restaurar a normalidade dos movimentos articular e muscular realizando movimentos específicos, liberando articulações e tecidos moles, como fáscias, músculos e nervos, diminuindo a dor e melhorando a funcionalidade.


 

Liberação MiofasciaL no programa Vida e Saúde da Rede Globo dia 09/03/2013.
Clique aqui e confira o vídeo: